
Psicomotricidade no desenvolvimento infantil
A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser
Artigos completos e detalhados, escritos por profissionais da área.
A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser
Toda criança adquire conhecimento através de uma série de funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção, percepção e as funções executivas. Cada uma delas é responsável por processar informações específicas, mas todas se interrelacionam de alguma maneira.
A Dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizada por dificuldade persistente em leitura, apesar de capacidade intelectual, instrução escolar e orientação familiar adequadas.
Ler e escrever são processos complexos que dependem de uma série de habilidades para que haja sucesso em seu desenvolvimento. Dentre elas, podemos citar os componentes do que chamamos de “PROCESSAMENTO FONOLÓGICO”…
A reabilitação neuropsicológica corresponde a um complexo conjunto de procedimentos e de técnicas que visam a melhorar ou a aprimorar os processos cognitivos, comportamentais e emocionais, possibilitando ao paciente uma melhor qualidade de vida.
Geralmente recomenda-se a avaliação neuropsicológica quando há alterações de queixas relacionadas à memória, atenção, raciocínio, linguagem, percepção, coordenação, assim como, mudanças no comportamento.
A dislexia e o TDAH são transtornos do neurodesenvolvimento, ou seja, os sinais são observados durante o desenvolvimento, e os períodos de maior evidência diferem entre as pessoas. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem da leitura. O TDAH não é considerado um transtorno de aprendizagem, mas pode acarretar dificuldades no processo
Matemática trata-se de um assunto complexo, especialmente quando falamos em dificuldades apresentadas nesta disciplina.
O impacto na aprendizagem e socialização é reconhecido mundialmente. Por isto, a mobilização para estimulação, diagnóstico e intervenção precoce é consenso entre pesquisadores, clínicos, professores e pais.
Em outros artigos do site você encontra informações sobre o desenvolvimento da linguagem oral. Aqui será descrito a relação da linguagem com a aprendizagem e os comportamentos.
A equipe da clínica ReEscreva elaborou um material contendo informações para pais sobre como aproveitar o dia-a-dia para estimular a linguagem das crianças.
Algumas crianças demoram para começar a falar. Outras começam a falar na idade esperada, mas seguem falando poucas palavras, ou apresentam trocas de sons, ou não chegam a construir frases.
Av. Imperatriz Leopoldina, 957
salas 1407/08 – Vila Leopoldina – São Paulo/SP
De segunda à sexta, das 8h às 18h
Telefone: (11) 4114-3085
Celular: (11) 94338-8535
WhatsApp: (11) 94338-8535
ReEscreva é uma clínica com equipe especializada em aprendizagem.
O objetivo é avaliar capacidades e dificuldades do paciente e elaborar um programa de intervenção.
Atuação em vários momentos da vida: na primeira infância sobre os riscos de déficits no desenvolvimento, na idade escolar para maximizar o aprendizado e na idade adulta para aprimorar as habilidades ocupacionais.
© 2020 Reescreva. Todos direitos Reservados.