Com os resultados das avaliações, a equipe discute os dados e constrói um plano de tratamento personalizado

Oferecemos as terapias tradicionais nas áreas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia e Neuropsicologia e Psicomotricidade.

Porém, com o objetivo de reduzir o tempo de tratamento, construímos em equipe uma nova forma de tratamento. A questão não é QUAL PROFISSIONAL VAI ATENDER, mas sim QUAL ÁREA DO DESENVOLVIMENTO PRECISA DE TRATAMENTO. Desta forma, o paciente participa de programas, que tem objetivos e tempo definido até reavaliação.

O plano de tratamento é entregue ao paciente, quando são discutidas as possibilidades de horários. As metas e estratégias são revisadas periodicamente, e os resultados sempre compartilhados com o paciente e/ou sua família.

Para saber mais, agende uma visita!

Telefone: (11) 4114-3085 - ou - Celular: (11) 94338-8535
Av. Imperatriz Leopoldina, 957 - Salas 1407/08 – Vila Leopoldina – São Paulo/SP - De segunda à sexta, das 8h às 18h

Tratamentos

Criança com necessidade de tratamento de Fonoterapia para leitura e escrita​

Fonoterapia - Leitura e Escrita

• Essencial para pessoas com dislexia
• Programa feito em módulos
• Ideal para fluência, compreensão de leitura e escrita
• Ocorre em paralelo às adaptações escolares

Pessoas com dificuldades de aprendizagem (atraso em leitura e escrita) ou transtorno específico de aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) apresentam diferentes graus de severidade em habilidades de linguagem, memória verbal, velocidade de leitura, automatização no uso dos grafemas, interpretação de texto e organização das ideias para produção escrita.

Deste modo, é imprescindível o trabalho com o fonoaudiólogo, profissional especialista em linguagem, que vai traçar o plano terapêutico, para trabalhar as habilidades cognitivas e de linguagem necessárias desenvolvimento da leitura e da escrita.

Considerando o interesse do paciente e a melhor via de recepção dos estímulos, as estratégias podem envolver jogos, brincadeiras, plataformas online, exercícios com papel e caneta.

O trabalho é feito por módulos, organizado por habilidades a serem trabalhadas, o que facilita o acompanhamento pelos pacientes/familiares e revisão constante das estratégias. Nossos módulos incluem e estimulam:

• Estimulação do processamento fonológico;
• Estimulação do processamento semântico;
• Aprimoramento do processamento ortográfico;
• Fluência de leitura;
• Interpretação de leitura;
• Produção textual escrita.

Fonoterapia - Fala

• Para trocas, distorções e omissões dos sons da fala, sem desviar o cuidado para o desenvolvimento da linguagem.
• Seguindo a ordem de aquisição dos fonemas (sons da fala) do desenvolvimento típico
• Modelos de aquisição de fala com embasamento científico
• Uso de atividades lúdicas para auxílio no engajamento na terapia
• Orientações para pais e escolas

Durante o desenvolvimento de fala, algumas trocas nos sons são esperadas de acordo com cada faixa etária, porém existem trocas que não são esperadas em nenhum momento da aquisição da fala, por isso é importante a avaliação fonoaudiológica para detectar e tratar as dificuldades de fala.

As trocas e distorções causam prejuízos na inteligibilidade de fala, muitas vezes são acompanhadas de constrangimento para a criança que pode até ser alvo de bullying na escola por se comunicar de forma diferente.

Em muitos casos, as trocas realizadas na fala acabam ocorrendo também na leitura e escrita, dificultando o processo de aprendizagem.

As terapias são lúdicas, com muita brincadeira e entusiasmo, onde são inseridas as ações e exercícios para facilitar a aprendizagem da linguagem oral.

Os responsáveis pela criança, assim como os educadores da escola, são participantes fundamentais neste processo

Orientação Parental

• Para crianças pequenas e jovens
• Acolhimento dos problemas sem julgamento
• Construção sobre formas de condução dos problemas
• Realizado por psicólogos e/ou psicopedagogos

Através do diálogo entre família e escola, o psicopedagogo pode sugerir intervenções que auxiliem no compartilhamento de responsabilidades, promovam melhoras no comportamento e no desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno e resultem num convívio familiar mais saudável e harmônico.

Baseado na compreensão das necessidades e no funcionamento familiar, o profissional busca acolher e refletir em conjunto com a escola como as demandas impactam o dia a dia e quais são as melhores práticas, abordagens e condutas que possam beneficiar o convívio entre escola-aluno-família.

O resultado desse processo, feito através de escuta, análise, planejamento, ação e acompanhamento é a ressignificação dos papéis na construção da aprendizagem, na resolução de conflitos e na fluidez dos relacionamentos.

Criança com necessidade de tratamento de Fonoterapia para linguagem oral

Fonoterapia - Linguagem Oral

• Para atraso de linguagem, transtorno de linguagem e transtorno do espectro autista
• Feita por meio de atividades lúdicas
• Uso de checklist para acompanhar a evolução da terapia
• Orientações para pais e escolas

Crianças pequenas com atraso ou transtorno de linguagem apresentam risco para problemas de aprendizagem no futuro. É importante detectar precocemente, diagnosticar corretamente (por exemplo, problema de fala é diferente de problema na linguagem oral).

Após constatar atraso ou transtorno do desenvolvimento da linguagem, nossas terapias são planejadas de acordo com a necessidade do paciente (por exemplo, compreensão ou expressão, vocabulário, formação de frases, etc).

As terapias são lúdicas, com muita brincadeira e entusiasmo, onde são inseridas as ações e exercícios para facilitar a aprendizagem da linguagem oral.

Algumas brincadeiras e exercícios são filmados e compartilhados com a família, para que possam ser replicados em casa, em situações do dia-a-dia.

Os responsáveis pela criança, assim como os educadores da escola, são participantes fundamentais neste processo.

Um checklist é utilizado para marcar habilidades já adquiridas, facilitando a visão de áreas mais difíceis de se atingir, auxiliando nas condutas como encaminhamentos ou mudança de estratégias.

Menina após Intervenção em Habilidades Matemáticas para Discalculia​

Intervenção em Habilidades Matemáticas - Discalculia

• Para crianças com dificuldade com senso numérico, conceitos, cálculo, raciocínio e interpretação de problemas
• Alunos do ensino fundamental
• Atuação de fonoaudiólogo, neuropsicólogo e psicopedagogo
• Parceria com a escola

Atendimento voltado para avaliar e intervir quando há queixas na disciplina matemática, percebida por pais ou relatada por escolas. A avaliação é feitA com muito cuidado, envolve profissionais de diversas e informações da escola.

Após detectada a causa e características do aprendiz, um plano é estruturado para estimular a área em defasagem; o atendimento conta muitos jogos, materiais diversos e simulação de situações do cotidiano.

Intervenção para Dificuldades na Escrita

• Para pessoas com trocas na escrita, dificuldades em redigir um texto coerente, caligrafia ininteligível, dor e cansaço ao escrever
• Crianças até adultos
• Atuação do fonoaudiólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional
• Parceria com a escola

Atendimento voltada para caracterizar o complexo processo de escrever: uso correta da ortografia, organização das ideias, escrita coerente, planejamento e revisão, preensão do lápis e movimentos.

Detectar as áreas de defasagem, elencar as prioridades e os programas corretos é feito a partir da avaliação cuidadosa e discussão em equipe.

Menina após Treino Cognitivo Computadorizado de Memória Operacional​ - COGMED

COGMED - Treino Cognitivo Computadorizado de Memória Operacional

• Faz parte da reabilitação neuropsicológica
• Usado para pessoas a partir de 4 anos até idosos
• Feito por meio de jogos
• Realizado à distância

O treino é composto por 3 versões: JM (a partir de 4 anos); JM (a partir de 7 anos, crianças e adolescentes alfabetizados) e QM (adultos e idosos). Engloba tarefas de memória operacional fonológica e visuoespacial. O programa é adaptativo, ou seja, torna-se progressivamente mais ou menos difícil, dependendo da performance do participante.

O Cogmed foi desenvolvido por neurocientistas renomados e tem eficácia comprovada. As pesquisas evidenciam resultados positivos e duradouros. Os principais benefícios do treinamento são melhora da(o): memória operacional, foco atencional, raciocínio complexo, controle da impulsividade, capacidade de seguir instruções, concentração, planejamento e organização, motivação e autoestima.

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental

• Feito por neuropsicóloga e fonoaudióloga
• Programa com módulos estruturados
• Melhora funcionamento cognitivo
• Para crianças, adolescentes e adultos

Programa de intervenção cognitiva composto por uma série de tarefas que têm por objetivo otimizar o funcionamento cognitivo de cada criança, adolescente ou adultos.

O objetivo central do programa é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência intelectual e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

O PEI contribui para melhora das funções cognitivas, aquisição de vocabulário, resolução de problemas em geral, criação de insight e pensamento reflexivo, raciocínio lógico, capacidade analítica e mudança de um papel passivo e reprodutor para um papel ativo e gerador de novas informações.

PAY ATTENTION! – Treinamento de Atenção

• Parte da reabilitação neuropsicológica
• Para pessoas a partir de 4 anos de idade
• Programa estruturado e sequencial
• Aliada a outras terapias para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças a partir de 4 anos de idade.

Este programa foi modelado de acordo com o programa de treinamento do processo de atenção (Sohlberg & Mateer, 1987a, 1987b).

Inclui atividades adequadas à reabilitação dos problemas de processamento da atenção de crianças.

Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva alternada, dividida, auditiva e visual.

Menino fazendo tratamentos para reabilitação neuropsicológica

Reabilitação Neuropsicológica

• Programada para cada indivíduo conforme suas necessidades
• Treino em consultório e à distância
• Para déficit de atenção, memória e funcionamento cognitivo
• Auxilia em problemas comportamentais e emocionais

A Reabilitação Neuropsicológica é composta por técnicas e estratégias de intervenção que visam capacitar pacientes e suas famílias à conviver, manejar, contornar, reduzir ou superar déficits cognitivos, como também manejar as alterações emocionais e comportamentais, por meio do ensino de estratégias compensatórias, aquisição de novas habilidades e a adaptação às perdas permanentes.

Visa permitir ao indivíduo o máximo de aquisições possíveis para uma vida mais independente e/ou melhorar a qualidade da mesma. O passo inicial do processo de reabilitação visa possibilitar ao paciente a maior consciência possível de suas capacidades e limitações, o que leva a mudanças na auto-observação.

Reabilitação Visual

• Para pessoas bom baixa visão, cegueira ou que apresentam baixa eficiência visual
• Estimulação de habilidades como atenção visual, memória visual, análise e síntese visual, constância perceptual, uso dos sentidos remanescentes, Sistema • Braille
• Realizado por psicopedagoga com especialização e experiência na área

A capacidade de enxergar não é inata, ela é desenvolvida nos primeiros anos de vida. A eficiência visual dependerá da diversidade de experiências, vivências e pelo ambiente, que deve favorecer o uso e aprimoramento do sistema visual. A falta destes fatores pode acarretar déficit do potencial visual em diferentes habilidades como, por exemplo, atenção visual, memória visual, análise e síntese visual, constância perceptual, nas atividades de vida diária, entre outros, que poderão impactar a relação do indivíduo com o meio em que vive e em seu processo de aprendizagem. Hoje, através da neuroplasticidade,sabemos que é possível melhorar o desempenho visual em todos os momentos da vida com atividades que estimulem o uso da visão e que desperte o prazer em ver.

No caso de pessoas que possuem cegueira, é necessário estimulação para desenvolvimento dos sentidos remanescentes (tato, audição, paladar e olfato) e um preparo tátil para as atividades diárias e aprendizado do Sistema Braille.

Psicoterapia

• Para crianças, adolescentes e adultos
• Resolução de conflitos emocionais
• Problemas comportamentais e de socialização
• Reduz os possíveis traumas causados por transtornos de aprendizagem

Indicado para problemas e conflitos emocionais, comportamentais e de socialização, que podem atrapalhar a vida escolar, ou serem resultantes de dificuldades de aprendizagem.

Esta intervenção psicológica especializada a crianças, adolescentes e adultos, tem como objetivo maior autoconhecimento em relação à influência de sua história pessoal, personalidade e padrões relacionais na problemática atual, e o desenvolvimento de recursos cognitivos e emocionais que conduzem à mudança, maior adaptação e realização pessoal.

Terapia - Cognitivo-comportamental

• Técnicas específicas para modificar padrões de pensamento negativos, emoções disfuncionais e comportamentos problemáticos
• Para ansiedade, depressão, transtornos de conduta, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento
• Realizado por psicólogos
• Crianças, adolescentes e adultos

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica adaptada para atender às necessidades do paciente. A técnica é frequentemente utilizada no tratamento de uma variedade de problemas, como ansiedade, depressão, transtornos de conduta, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento.

Para crianças, o objetivo é ajudar a criança a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais positivas, promovendo seu bem-estar emocional e seu funcionamento saudável. O terapeuta trabalha com os pais para fornecer orientação e apoio na promoção de um ambiente familiar saudável e na implementação de estratégias em casa.

Psicodrama

• Técnicas envolvendo expressão Criativa e aprendizado através da ação
• Melhora das habilidades sociais, autoestima, resolução de conflitos e comunicação
• Realizado por psicólogo com formação em Artes Cênicas

O psicodrama é uma abordagem terapêutica que utiliza técnicas dramáticas e expressivas para ajudar crianças e adolescentes a explorar suas emoções, resolver conflitos, desenvolver habilidades sociais e aumentar a autoestima. Ao permitir a expressão criativa e aprendizado através da ação, o psicodrama cria um ambiente terapêutico seguro onde os jovens podem se envolver ativamente em seu processo de cura e crescimento pessoal.

Alfabetização

• Para crianças com dificuldade no processo de alfabetização
• Geralmente crianças no 1º e 2º anos do ensino fundamental
• Seleção do método de alfabetização apropriado para a criança
• Parceria com a escola

Atendimento voltado para descobrir e estimular habilidades facilitadoras do processo de alfabetização. Essencial para crianças no 1º e no 2º anos do ensino fundamental, com risco para transtorno de aprendizagem, e para pessoas que já tem o diagnóstico e dificuldades marcantes na alfabetização.

O trabalho é estruturado a partir do perfil de aprendizagem da criança, realizado com atividades motivadoras e uso de ferramentas amplamente conhecidas como o método multissensorial e o método das Boquinhas.

Adequação e Adaptação Curricular

• Para alunos com dificuldades e/ou transtornos do neurodesenvolvimento
• Modificações no âmbito do projeto pedagógico
• Flexibilizações em provas
• Seguimento regular das mudanças

O currículo escolar é o elo entre a teoria, a prática, o planejamento e a ação pedagógica e é através dele que as escolas se norteiam sobre o quê, quando e como ensinar e como e quando avaliar.

Dadas as diversidades das salas de aulas e as peculiaridades e as necessidades de cada aluno, as adequações e adaptações curriculares constituem possibilidades pedagógicas para favorecer a aprendizagem individual.

Através das modificações no âmbito do projeto pedagógico – como um todo ou em alguns aspectos dele, das atividades desenvolvidas na sala de aula e no nível individual, é possível acomodar, incluir e integrar todos os alunos no processo de aprendizagem, respeitando a necessidade de cada um.

Tutoria para inglês

• Aulas e reforços escolares
• Material e método próprio para cada pessoa
• Apoio da equipe de saúde
• Consideração das habilidades e dificuldades cognitivas

Oferecemos aulas, reforço escolar e/ou aperfeiçoamento para a disciplina de Língua Inglesa, realizado por profissional da área com experiência em aprendizagem.

O diferencial é adquirir e desenvolver o idioma com práticas pedagógicas centradas no aprendiz.

O constante trabalho com a equipe em saúde proporciona ao professor de inglês entender as habilidades cognitivas preservadas e alteradas de cada aluno, o que permite o uso de técnicas e materiais mais eficientes.

Treinamento auditivo em cabine

• Para reabilitação do processamento auditivo
• Exercícios auditivos específicos em cabine acústica (ambiente acusticamente controlado)
• Planejamento personalizado por fonoaudióloga especialista em processamento auditivo central
• Fortalece a neuroplasticidade do sistema auditivo, melhorando a compreensão da fala

O processamento auditivo é um conjunto de ações que o sistema nervoso central realiza para que possamos entender o que ouvimos. Se o processamento auditivo estiver comprometido a pessoa pode sentir dificuldade em diferenciar um som de outro, compreender informações sonoras distorcidas, focar em um som e ignorar os outros, compreender mensagens faladas, etc.

O transtorno do processamento auditivo pode comprometer a aprendizagem. Crianças com as funções auditivas prejudicadas podem, por exemplo, não conseguir discriminar adequadamente os sons das sílabas, confundindo “pa” e “ba”, “ta” e “da”, “fa” e “va”, entre outras sílabas, o que dificulta o aprendizado de leitura e escrita. Em sala de aula, estudantes podem ter dificuldade em focar a atenção na fala do professor, principalmente quando há sons competitivos no ambiente (conversas de fundo de colegas, ruídos externos à sala, entre outros).

A identificação deste transtorno é feita por meio de uma avaliação detalhada, com uma bateria de testes de alta sensibilidade. Esta avaliação é importante para a identificação das habilidades auditivas comprometidas e para a elaboração de um treinamento auditivo personalizado. Este treinamento é realizado em cabine acústica (ambiente acusticamente controlado) e com o uso de softwares específicos.

O treinamento auditivo em cabine desenvolve as funções auditivas centrais, evitando ou minimizando os danos na aprendizagem eventualmente causados pelo transtorno do processamento auditivo.

Terapia psicomotora

• Para crianças, adolescentes e adultos
• Atividades motoras, viso-motoras e emocionais
• Trabalha os aspectos físicos, afetivos e sociais
• Realizado por especialista em psicomotricidade

Realizada através de uma programação de exercícios que envolvem atividades motoras, viso-motoras e emocionais. O trabalho visa melhorar o desenvolvimento corporal, bem como a aprendizagem, afetividade, social, tornando-a estruturada para que possa se sentir segura e feliz. Trabalha:

Aspectos físicos: Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, noções de espaço e tempo, lateralidade, esquema corporal;

Aspectos afetivos e sociais: Socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.

Características cognitivas: Capacidade de análise e desenvolvimento de memória.

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