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Tratamentos

Com os resultados das avaliações, a equipe discute os dados e constrói um plano de tratamento personalizado

Oferecemos terapias individuais, treinos em grupos, uso de plataformas digitais, cujos resultados são comprovados por meio de pesquisas e/ou estão em fase de estudo e com resultados positivos relatados pelos usuários.

O plano de tratamento é entregue ao paciente, quando são discutidas as possibilidades de horários. As metas e estratégias são revisadas periodicamente, e os resultados sempre compartilhados com o paciente e/ou sua família.

Tratamentos

Fonoterapia - Leitura e Escrita

• Essencial para pessoas com dislexia
• Programa feito em módulos
• Ideal para fluência, compreensão de leitura e escrita
• Ocorre em paralelo às adaptações escolares

Pessoas com dificuldades de aprendizagem (atraso em leitura e escrita) ou transtorno específico de aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) apresentam diferentes graus de severidade em habilidades de linguagem, memória verbal, velocidade de leitura, automatização no uso dos grafemas, interpretação de texto e organização das ideias para produção escrita.

Deste modo, é imprescindível o trabalho com o fonoaudiólogo, profissional especialista em linguagem, que vai traçar o plano terapêutico, para trabalhar as habilidades cognitivas e de linguagem necessárias desenvolvimento da leitura e da escrita.

Considerando o interesse do paciente e a melhor via de recepção dos estímulos, as estratégias podem envolver jogos, brincadeiras, plataformas online, exercícios com papel e caneta.

O trabalho é feito por módulos, organizado por habilidades a serem trabalhadas, o que facilita o acompanhamento pelos pacientes/familiares e revisão constante das estratégias. Nossos módulos incluem e estimulam:

• Estimulação do processamento fonológico;
• Estimulação do processamento semântico;
• Aprimoramento do processamento ortográfico;
• Fluência de leitura;
• Interpretação de leitura;
• Produção textual escrita.

Fonoterapia - Linguagem Oral

• Para atraso de linguagem, transtorno de linguagem e transtorno do espectro autista
• Feita por meio de atividades lúdicas
• Uso de checklist para acompanhar a evolução da terapia
• Orientações para pais e escolas

Crianças pequenas com atraso ou transtorno de linguagem apresentam risco para problemas de aprendizagem no futuro. É importante detectar precocemente, diagnosticar corretamente (por exemplo, problema de fala é diferente de problema na linguagem oral).

Após constatar atraso ou transtorno do desenvolvimento da linguagem, nossas terapias são planejadas de acordo com a necessidade do paciente (por exemplo, compreensão ou expressão, vocabulário, formação de frases, etc).

As terapias são lúdicas, com muita brincadeira e entusiasmo, onde são inseridas as ações e exercícios para facilitar a aprendizagem da linguagem oral.

Algumas brincadeiras e exercícios são filmados e compartilhados com a família, para que possam ser replicados em casa, em situações do dia-a-dia.

Os responsáveis pela criança, assim como os educadores da escola, são participantes fundamentais neste processo.

Um checklist é utilizado para marcar habilidades já adquiridas, facilitando a visão de áreas mais difíceis de se atingir, auxiliando nas condutas como encaminhamentos ou mudança de estratégias.

PROMPT - Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets

• Ferramenta para problemas motores da fala
• Utilizada em pessoas com apraxia
• Uso restrito do fonoaudiólogo
• Fonoaudióloga certificada para aplicação

PROMPT é uma ferramenta terapêutica, indicada para os casos de distúrbios motores da fala, pois auxilia na organização dos pontos fonéticos oro-musculares.

Envolve estímulos físico-sensorial, aspectos cognitivo-linguísticos e socioemocionais. Tem comprovação científica e foi desenvolvida ao longo de 30 anos pela fonoaudióloga americana Dra. Déborah Hayden e seus colaboradores.

O uso da abordagem é destinado restritamente a fonoaudiólogos. Pais e outros profissionais não podem participar da formação.

O fonoaudiólogo torna-se apto para o uso do método após a participação do workshop (nível I) oferecido pelo Instituto PROMP (https://promptinstitute.com/).

Para o atendimento de crianças com apraxia de fala (ou outros distúrbios motores da fala) é necessário não apenas ter formação no método PROMPT, mas sobretudo ter experiência com crianças, conhecimentos sobre o desenvolvimento de fala e linguagem, sobre o planejamento motor de fala e princípios de aprendizagem motora e um olhar integrado, crítico e multidimensional (pois as crianças vão além da fala).

Psicomotricidade

• Trabalho com coordenação motora e lateralidade
• Importante em casos de problemas na caligrafia
• Complementar para pessoas com transtornos de aprendizagem
• Feito com atividades motoras

Indivíduos com transtornos de aprendizagem podem apresentar dificuldades em coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, lateralidade e esquema corporal.

A terapia psicomotora envolve a mediação corporal, expressiva e lúdica, que pretende otimizar o potencial motor, cognitivo e afetivo-relacional, isto é, o desenvolvimento global do indivíduo.

É realizada por meio de técnicas de conscientização do esquema corporal, conscientização tônico-emocional, de relaxamento, reeducação gnósica-práxica, planejamento da ação, atividades expressivas, atividades manuais, de coordenação motora, orientação espacial, lateralidade e grafia.

Proporcionam ao indivíduo experiências corporais que lhe permitem desenvolver capacidades de desempenho motor e psicológico.

Contribui para melhora da atenção, organização espacial e temporal, coordenação e do equilíbrio, autoestima, aperfeiçoamento dos movimentos do corpo e otimização das aprendizagens.

COGMED - Treino Cognitivo Computadorizado de Memória Operacional

• Faz parte da reabilitação neuropsicológica
• Usado para pessoas a partir de 4 anos até idosos
• Feito por meio de jogos
• Realizado à distância

O treino é composto por 3 versões: JM (a partir de 4 anos); JM (a partir de 7 anos, crianças e adolescentes alfabetizados) e QM (adultos e idosos). Engloba tarefas de memória operacional fonológica e visuoespacial. O programa é adaptativo, ou seja, torna-se progressivamente mais ou menos difícil, dependendo da performance do participante.

O Cogmed foi desenvolvido por neurocientistas renomados e tem eficácia comprovada. As pesquisas evidenciam resultados positivos e duradouros. Os principais benefícios do treinamento são melhora da(o): memória operacional, foco atencional, raciocínio complexo, controle da impulsividade, capacidade de seguir instruções, concentração, planejamento e organização, motivação e autoestima.

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental

• Feito por neuropsicóloga e fonoaudióloga
• Programa com módulos estruturados
• Melhora funcionamento cognitivo
• Para crianças, adolescentes e adultos

Programa de intervenção cognitiva composto por uma série de tarefas que têm por objetivo otimizar o funcionamento cognitivo de cada criança, adolescente ou adultos.

O objetivo central do programa é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência intelectual e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

O PEI contribui para melhora das funções cognitivas, aquisição de vocabulário, resolução de problemas em geral, criação de insight e pensamento reflexivo, raciocínio lógico, capacidade analítica e mudança de um papel passivo e reprodutor para um papel ativo e gerador de novas informações.

PAY ATTENTION! – Treinamento de Atenção

• Parte da reabilitação neuropsicológica
• Para pessoas a partir de 4 anos de idade
• Programa estruturado e sequencial
• Aliada a outras terapias para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças a partir de 4 anos de idade.

Este programa foi modelado de acordo com o programa de treinamento do processo de atenção (Sohlberg & Mateer, 1987a, 1987b).

Inclui atividades adequadas à reabilitação dos problemas de processamento da atenção de crianças.

Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva alternada, dividida, auditiva e visual.

Reabilitação Neuropsicológica

• Programada para cada indivíduo conforme suas necessidades
• Treino em consultório e à distância
• Para déficit de atenção, memória e funcionamento cognitivo
• Auxilia em problemas comportamentais e emocionais

A Reabilitação Neuropsicológica é composta por técnicas e estratégias de intervenção que visam capacitar pacientes e suas famílias à conviver, manejar, contornar, reduzir ou superar déficits cognitivos, como também manejar as alterações emocionais e comportamentais, por meio do ensino de estratégias compensatórias, aquisição de novas habilidades e a adaptação às perdas permanentes.

Visa permitir ao indivíduo o máximo de aquisições possíveis para uma vida mais independente e/ou melhorar a qualidade da mesma. O passo inicial do processo de reabilitação visa possibilitar ao paciente a maior consciência possível de suas capacidades e limitações, o que leva a mudanças na auto-observação.

Psicoterapia

• Para crianças, adolescentes e adultos
• Resolução de conflitos emocionais
• Problemas comportamentais e de socialização
• Reduz os possíveis traumas causados por transtornos de aprendizagem

Indicado para problemas e conflitos emocionais, comportamentais e de socialização, que podem atrapalhar a vida escolar, ou serem resultantes de dificuldades de aprendizagem.

Esta intervenção psicológica especializada a crianças, adolescentes e adultos, tem como objetivo maior autoconhecimento em relação à influência de sua história pessoal, personalidade e padrões relacionais na problemática atual, e o desenvolvimento de recursos cognitivos e emocionais que conduzem à mudança, maior adaptação e realização pessoal.

Alfabetização

• Para crianças com dificuldade no processo de alfabetização
• Geralmente crianças no 1º e 2º anos do ensino fundamental
• Seleção do método de alfabetização apropriado para a criança
• Parceria com a escola

Atendimento voltado para descobrir e estimular habilidades facilitadoras do processo de alfabetização. Essencial para crianças no 1º e no 2º anos do ensino fundamental, com risco para transtorno de aprendizagem, e para pessoas que já tem o diagnóstico e dificuldades marcantes na alfabetização.

O trabalho é estruturado a partir do perfil de aprendizagem da criança, realizado com atividades motivadoras e uso de ferramentas amplamente conhecidas como o método multissensorial e o método das Boquinhas.

Tutoria para inglês

• Aulas e reforços escolares
• Material e método próprio para cada pessoa
• Apoio da equipe de saúde
• Consideração das habilidades e dificuldades cognitivas

Oferecemos aulas, reforço escolar e/ou aperfeiçoamento para a disciplina de Língua Inglesa, realizado por profissional da área com experiência em aprendizagem.

O diferencial é adquirir e desenvolver o idioma com práticas pedagógicas centradas no aprendiz.

O constante trabalho com a equipe em saúde proporciona ao professor de inglês entender as habilidades cognitivas preservadas e alteradas de cada aluno, o que permite o uso de técnicas e materiais mais eficientes.

Ludoterapia

• Para crianças, adolescentes e adultos
• Resolução de conflitos emocionais
• Problemas comportamentais e de socialização
• Reduz os possíveis traumas causados por transtornos de aprendizagem

Terapia destinada a crianças, adolescentes e adultos, realizada por meio do brincar: histórias, desenhos, modelagem, brincar com bonecos, colagens, pintura, brincar de casinha, etc.

Na brincadeira, o paciente espontaneamente representa a situação que provoca sua angústia. O terapeuta observa e faz intervenções para possibilitar uma melhor integração e adaptação no seu meio familiar e social.

A ludoterapia é indicada para aqueles que apresentam comportamento agressivo, falta de limites, sono agitado, problemas com o desempenho escolar, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros.

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