Avaliação e intervenção precoces: preparando para a aprendizagem

Trabalhamos para que as crianças possam chegar à alfabetização com todos os requisitos necessários para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa e eficaz.

Habilidades como percepção auditiva e visual, atenção, memória, linguagem oral, fala, motricidade fazem parte do DESENVOLVIMENTO e vários aspectos de cada uma destas habilidades constituem os requisitos para a ALFABETIZAÇÃO e BOM DESEMPENHO ESCOLAR.

Estas habilidades não estão completas até a alfabetização, mas ATRASO NAS FASES DO DESENVOLVIMENTO podem atrapalhar este processo.

A AVALIAÇÃO e a INTERVENÇÃO PRECOCES são importantes, quando os pais ou os educadores/professores apontam sinais que podem comprometer o desenvolvimento. Atrasos no desenvolvimento são fatores de risco para dificuldades de aprendizagem.

SINAIS como dificuldade para ouvir os sons, atraso no desenvolvimento da linguagem e da fala, dificuldade para adquirir vocabulário, agitação além do esperado, inibição, medos excessivos, dentre outros, devem ser investigados.

Na clínica ReEscreva, você encontrará uma equipe qualificada e com experiência em aprendizagem, para ACOLHER, AVALIAR, PLANEJAR O TRATAMENTO e TRABALHAR EM PARCERIA COM A FAMÍLIA E A ESCOLA, para promover o desenvolvimento e maximizar a aprendizagem.

A AVALIAÇÃO é feita com muito cuidado: primeiro, os profissionais conversam com os pais e com os educadores/professores. Com a criança, são feitas sessões nas quais é avaliado a forma como a criança brinca livremente, se ela consegue repetir ações dos outros, como planeja a brincadeira, como lida com regras nos jogos e como se comunica. Também são aplicados testes que avaliam a audição, a cognição e a linguagem, como pedir para a criança mostrar figuras quando ouve uma palavra, nomear figuras, repetir palavras, identificar se as palavras são iguais ou diferentes, completar frases, contar e recontar histórias, construir quebra-cabeças, dentre outros.

Após a análise do comportamento da criança e do seu desempenho nos testes, é elaborado um PLANO DE TRATAMENTO, que pode ser: apenas orientação aos pais e acompanhamento do desenvolvimento ou terapia. Nosso plano de intervenção tem METAS e PRAZOS e a EVOLUÇÃO da criança é acompanhada semanalmente.

O cuidado na avaliação e a expertise no planejamento terapêutico fazem parte do nosso dia-a-dia.

Entre em contato conosco para obter mais informações:
Contatos: 94338-8535 (whatsapp), 4114-3085
contato@reescrevaclinica.com.br
www.reescrevaclinica.com.br

Ou envie suas dúvidas clicando aqui